Quando estranhamos o aumento na conta de água devemos logo desconfiar de algum vazamento. Eles podem causar dor de cabeça como mofo e goteiras que irão fazer você gastar e ter incomodo.
Aqui iremos dar algumas dicas de como descobrir onde está o defeito e as possíveis causas que fizeram acontecer. Assim você poderá resolvê-lo e economizar dinheiro.
OBSERVE AS PAREDES DO SEU IMÓVEL
É muito importante observar o surgimento de manchas e mofos nas paredes de seu imóvel, isso pode ser um forte sinal de vazamento. Na verdade esse é o modo mais óbvio de se encontrar um problema de infiltração. Muito provável que ali exista um furo no encanamento que esteja causando a infiltração.
ANALISE A SUA CONTA DE ÁGUA
Não é sempre que encontramos tão facilmente os problemas de vazamento. Por isso devemos prestar bastante atenção no valor da conta de água. Uma medida simples que devemos tomar é observar o hidrômetro.
Devemos fechá-lo por um peíodo de 1 (uma ) hora e não utilizar água das torneiras e de nenhum equipamento hidráulico. Marque a localização do ponteiro no início e no final e verifique se houve alguma alteração. Se houver existe algum vazamento na rede hidráulica.
REALIZE TESTES DE VERIFICAÇÃO
Você mesmo pode realizar alguns teste em lugares estratégicos para identificar o local desses vazamentos e a sua possível causa. Veja abaixo alguns exemplos:
Teste da torneira
De todos os teste esse é o mais simples de ser executado. Bastar manter a torneira fechada por alguns minutos e verificar se ela continua pingando. Se sim, existe um vazamento ali, e é provável que seja uma simples vedação com fita veda-rosca.
Apesar de muito simples, por desatenção essa medida pode passar despercebida. E dá para fazer isso em chuveiros, por exemplo.
Teste do vaso sanitário
Esse teste é um pouco mais complicado mas também dá para ser feito por qualquer pessoa. Coloque um pouco de pó de café dentro do vaso e espere durante uma noite inteira. Se a quantidade diminuir, provavelmente existe algum vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
Nesse caso, é preciso analisar a situação. Pode ser necessário a troca da válvula ou apenas alguns apertos nas peças com uma ferramenta apropriada.
Teste da caixa d'água
Feche todos os equipamentos que utilizam água e não use o sanitário. Feito isso marque o nível da caixa d'água. Espere algumas horas e confira se o nível baixou. Se sim, está tendo vazamento na canalização ou nos sanitários que recebem água da caixa.
O próximo passo é encontrar o local exato do vazamento. Repita os teste que já ensinamos nos locais que são alimentados pela caixa. Caso não consiga encontrar o problema, indicamos que contrate um encanador para te auxiliar.
Enfim, é muito importante que qualquer que seja o problema, você deve identificá-lo rápido para economizar e poupar muita dor de cabeça. Por isso, fique atento a nossas dicas!
Envie-nos os seus dados e descreva um pouco das suas necessidades que nossa equipe entrará em contato o mais breve possível.
DEIXE SEU COMENTÁRIO